"Partition" será o novo "Harlem Shake" de 2014? William Gruger e Jason Lipshutz, colunistas do site Billboard, estão comparando o sucesso do clipe (disponível apenas junto ao CD) com o viral que dominou o Youtube algum tempo atrás.
FOTO/DIVULGAÇÃO: Clipe Oficial de Yoncé. |
Hoje (13/02/2014), aniversariando 2 meses de lançamento surpresa, "BEYONCÉ" ainda está mexendo com o mundo da música. "Partition", sexta música do quinto álbum de estúdio da Diva, assumiu a 49ª posição no chart "Streaming Songs", com mais de 1,4 milhões de reproduções somente nos Estados Unidos. O que deixa ainda mais intrigante é o fato de o single não estar disponível em mídias sociais, como o "Spotify" e "Pandora" (semelhante a um 'Deezer' no Brasil) e sim somente no CD.
O diferencial entre "Partition" e "Harlem Shake" é que na versão da Abelha Rainha, a disseminação está sendo feita atrás de vídeos-coreografia, incluindo coreógrafos profissionais, como Kyle Hanagami, baseados no clipe sensual que está somente incluso no pacote CD + DVD.
"O que realmente procuro em uma música é ela ser dinâmica, então isso não fica chato quando você dança," diz o coreógrafo de Los Angeles (Kyle Hanagami) que publicou um vídeo da dança em seu canal no Youtube com um grupo de pessoas. "Partition é como o sonho de um coreógrafo a esse respeito."
"Partition" subiu a posição 73-70 no Hot 100 da Billboard na última semana, sendo a terceira música do álbum em questão a estar nesse ranking ("XO" Nº 65 e "Drunk In Love" Nº 8). O single vende 19 mil cópias na semana que se encerrou em 2 de fevereiro, segundo a Nielsen Soundscan, um salto de cerca de 13%. Nas rádios também aumentou cerca de 25%, atingindo em torno de 4,8 milhões pontos de audiência.
FOTO/DIVULGAÇÃO: Clipe Oficial de Partition. |
Muito desse sucesso repentino de "Partition" se deve ao fato de a canção, quanto se trata do videoclipe, ser dividida em duas partes: "Yoncé" (a introdução) e "Partition" (a canção em si). Isso dá uma abrangência maior aos fãs, que enviam vídeos para as duas partes e geram audiência para a faixa principal. Hanagami usa "Yoncé" como canção da coreografia e Yanis Marshall, outro coreógrafo, usou "Partition", sendo que a própria Beyoncé compartilhou o vídeo em sua página no Facebook.
"Uma verdadeira canção de sucesso é aquele em que o público vai de passivo para ativo," diz Dion Singer, Diretor criativo e de marketing da Warner Bros Records. "Em vez de apenas ouvir uma música no rádio, [fãs têm] a energia para fazer um vídeo de dança e colocá-lo no YouTube," acrescenta Singer. "Isso deve significar que a música está realmente afetando as pessoas."
FOTO/DIVULGAÇÃO: Clipe Oficial de Yoncé. |
A importância que o YouTube cobre como um meio para experimentar a música está em ascensão, tanto é que foram utilizadas imagens de covers populares para introduzir alguns dos nomeados durante o 56º Grammy de radiodifusão.
Ouça "Partition" (e "Yoncé"):
FONTE: Billboard.
0 comentários:
Postar um comentário