A revista TIME liberou uma lista feita por ela contendo as 100 pessoas mais influentes do mundo. Nela, Beyoncé está presente. A Diva também estampou a capa da edição da revista, junto com outras personalidades.
Confira abaixo a tradução (feita pela equipe do Beyoncé Now) da entrevista com a Abelha Rainha realizada pela Time:
Beyoncé por Sheryl Sandberg
“Ela é a chefe”
Beyoncé não apenas senta na mesa. Ela constrói uma mesa melhor ainda. Agora ela senta na cadeira principal da Parkwood Entertainment.
Em dezembro, ela pegou o mundo de surpresa com seu álbum visual e o anunciou pelo Facebook e Instagram. Beyoncé quebrou as regras do mundo da música e, também, quebrou os recordes de vendas.
Uma das canções inclui palavras da novelista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, “Dizemos para as meninas: vocês podem ter ambição. Mas não muita”. Beyoncé insiste que as meninas podem, sim, dominar o mundo e já chegou a declarar “Não sou mandona. Sou a chefe”. Ela usa sua voz – dentro e fora dos palcos – para gritar pelo empoderamento das meninas, para que possam ser independentes e líderes.
No último ano, Beyoncé fez a turnê The Mrs. Carter Show, enquanto equilibrava também a tarefa de ser mãe, em tempo integral. O seu segredo: trabalho duro, honestidade e autenticidade. A resposta dela para essa pergunta poderia ser “Fique olhando. Estou prestes a fazer isso ou aquilo”, mas é, na verdade, “Você também pode fazer isso”. Sheryl Sandberg é a executiva chefe do Facebook e fundadora do LeanIn.org.
Ano do feminismo no pop
No quesito música, Beyoncé, Miley Cyrus e Pharrell Williams foram considerados as pessoas mais influentes, em 2014. E, acredite: não é por qualquer motivo que esses três nomes estão em uma lista de tamanha importância. Na verdade, o que os três astros citados no texto tem em comum é que não são apenas cantores pop, são cantores pop que lutam por uma causa: o feminismo.
Beyoncé, assim como Miley e Pharrell, atuam como importantes ativistas da causa feminista em seus vídeos, músicas e projetos e fazem que isso torne-se parte de sua imagem pública. Para eles, o feminismo é um novo horizonte, um reino que precisa ser explorado. Para as duas – Cyrus e Knowles -, o feminismo não só é presente por serem mulheres. Mas sim, um forte componente de seu trabalho. Você pode até dizer que o feminismo é para as estrelas de 2014, o que o sexo era para as estrelas de rock de 64: Nada novo mas que, de repente, se tornou algo poderoso.
Veja o making off do ensaio de Beyoncé para a Time
Beyoncé é um dos exemplos mais óbvios. Seu álbum visual foi o maior da música em 2013 e, também, o mais vendido em menos tempo no iTunes. Mas não foi só a sacada de marketing genial que a levou para o topo da Billboard. Os vídeos, abundantemente feministas, falaram diretamente para uma geração que trabalha duro para tornar este tema politico e socialmente evidente. Não há nada de estridente na mensagem de Beyoncé. Ela apresentou ideias sobre o que é beleza em Pretty Hurts, sobre amor em Drunk in Love e sobre maternidade, em Blue. Além de incluir citações da autora nigeriana – e feminista – Chimamanda Ngozi Adichie em***Flawless.
Beyoncé raramente diz a palavra “feminista”, ela deixou com que Adichie traduzisse o termo como “A pessoa que acredita na igualdade social, econômica e polícia entre os gêneros”, definição essa que aparece logo em meados da canção. Mostre-me outro popstar que para de cantar, na metade da música, para dar voz a algum ativista social e eu mesmo tirarei a roupa e subirei em uma bola de destruição [referência a Wrecking Ball, de Miley Cyrus].
Este foi o ano que o feminismo e o pop se cruzaram e, talvez, essa discussão tenha tornado-se modinha. Mas, quem liga? Essa discussão está levando a conversa para frente e as meninas – e também, os homens que as respeitam – podem, finalmente, comandar o mundo.
Leia a matéria original, em inglês, com as partes de Miley e Pharrell em http://time.com/74861/pop-star-feminism-beyonce-miley-cyrus-pharrell/
CAMPANHA: What is Pretty?
Beyoncé quer começar uma conversa com você. “O que é beleza?”, a cantora levanta a questão. Como você define beleza? Faça upload de um vídeo ou foto no Instagram sob a hashtag #WhatIsPretty que capture a sua opinião. As imagens estarão disponíveis no site www.whatispretty.com
0 comentários:
Postar um comentário